Giovanni Ortensi

Rovigo é uma província no norte da Itália, região do Vêneto, vizinha de Veneza. É uma fértil planície, banhada pelos rios Adige, ao norte, Pó, ao sul e pelo Mar Adriático, ao leste. Apesar de rico, o Vêneto estava em profunda crise econômica nas últimas décadas do século 19, devido aos conflitos que se seguiram ao fim do processo de reunificação da Itália em 1870.

Veneza foi uma das últimas cidades anexadas ao Reino da Itália e era vizinha de territórios ainda disputados, como a Venezia-Giulia e sua capital Trieste, que estavam em poder da Áustria. Além disso, havia em Veneza grupos contrários à sua união ao Reino da Itália, que desejavam refundar a antiga e poderosa República de Veneza, conquistada por Napoleão em 1797.

Revolta Popular República de Veneza
Revolta popular em Veneza. (Quadro de Napoleone Nani pintado em 1876, ano de nascimento de Giovanni Ortensi – Wikimedia Commons, Domínio Público).

No dia 1.º de abril de 1876, as freiras da “Pia Casa de Expostos” de Rovigo recolheram na “Roda dos expostos” um bebê recém-nascido e lhe deram o nome de Giovanni Ortensi.

Os pais de Giovanni são desconhecidos. No final do século 19, milhares de crianças foram deixadas em “Casas de expostos” em função da emigração em massa de famílias, como consequência da crise econômica que acompanhou as guerras da reunificação.

A roda dos expostos
Exemplo de uma ‘Roda de Expostos’ da Itália do final do séc. XIX.

Muitas famílias que emigraram para países das Américas e possuíam filhos recém-nascidos, os deixavam nessas casas, para que não corressem os riscos da longa e precária viagem de navio e da adaptação ao Novo Mundo. A saída de emigrantes era tão intensa que as “Casas de expostos” aceitavam as crianças sem formalidades; muitas possuíam espécies de portinholas com cestos giratórios, onde eram deixados os bebês, chamadas de “Roda dos expostos”.

Mãe deixa o filho na Roda dos Expostos
Mãe deixa o filho na Roda dos Expostos (Gravura anônima obtida de Wall Street International Magazine).

Este foi o caso do pequeno Giovanni. Provavelmente, o seu nome foi dado com base em alguma informação deixada pelos seus pais. Registros históricos revelam que os bebês deixados nas rodas de expostos costumavam portar bilhetes ou medalhinhas com informações, como seu nome e data de nascimento. Giovanni foi criado e permaneceu na Casa de Expostos de Rovigo até o final de sua adolescência.

Medalhas da Roda dos Expostos
Exemplos de bilhetes e medalhas deixados com bebês na Roda dos Expostos (fonte: RISME Ricerca Idee Salute Mentale Emilia-Romagna)

Ao atingirem uma idade em que pudessem trabalhar, os jovens internos nas “Casas de expostos” eram treinados em ofícios que permitissem o seu próprio sustento. Giovanni, segundo ele mesmo relatara a seus filhos e netos, aprendeu o ofício de alfaiate e, por volta do ano 1890, começou a exercê-lo na cidade de Rovigo. Quando atingiu dezesseis anos, Giovanni pôde excursionar por cidades e províncias vizinhas à procura de oportunidades de trabalho, embora continuasse residente em Rovigo. Estas excursões o levaram até a cidade de Padova, capital da província de mesmo nome e vizinha de Rovigo.

União com a família Finco

Em Padova, aonde ia frequentemente a trabalho, Giovanni conheceu e apaixonou-se pela jovem Virgínia, filha de Luigi Finco e Giuseppa Pallughello. A família Finco possuía uma pequena propriedade rural na comune (município) de Villa Estense, naquela mesma província.

Giovanni conheceu os Finco ao lhes prestar seus serviços. Por serem pequenos proprietários, provavelmente desfrutavam de boa situação econômica, embora, devido à crise que toda a região vivia e os pesados impostos, possivelmente também estivessem enfrentando dificuldades.

Giovanni conquistou não só o coração de Virgínia, mas também os dos pais dela. Mudou-se para Villa Estense e passou a trabalhar para os futuros sogros. Logo, Giovanni e Virginia planejaram casar-se. Porém, por ter sido criado em uma “Casa de expostos”, o jovem Ortensi não possuía a documentação regular, exigida para o casamento civil. A solução foi dada pelos próprios pais de Virginia, que lhe tomaram como filho adotivo no dia 18 de dezembro de 1894, aos seus 18 anos. Agora, o jovem Ortensi tinha uma família; tinha os Finco, a quem podia chamar de pais e que, em breve, seriam também seus sogros e tinha Virgínia, que em breve seria sua esposa.

Obs.: O registro de adoção de Giovanni é o mais antigo documento italiano da família.