União com os Finco

Em Padova, aonde ia freqüentemente a trabalho, Giovanni conheceu e apaixonou-se pela jovem Virgínia, filha de Luigi Finco e Giuseppa Pallughello. A família Finco possuía uma pequena propriedade rural na comune (município) de Villa Estense, naquela mesma província.
É possível que Giovanni tenha conhecido os Finco quando lhes prestava seus serviços. Por serem pequenos proprietários não eram ricos, mas provavelmente desfrutavam de boa condição financeira, embora a crise que toda a região vivia e os pesados impostos certamente lhes estivessem causando dificuldades financeiras.

Giovanni conquistou não só o coração de Virgínia, mas também os dos pais dela. Mudou-se para Villa Estense e passou a trabalhar para os futuros sogros. Logo, Giovanni e Virginia planejaram casar-se. Porém, por ter sido criado em um orfanato, o jovem Ortensi não possuía toda a documentação regular exigida para o casamento civil. A solução foi dada pelos próprios Finco, que lhe tomaram como seu filho adotivo no dia 18 de dezembro de 1894, aos seus 18 anos. Agora, o jovem Ortensi tinha uma família; tinha os Finco, a quem podia chamar de pais e que em breve seriam seus sogros e tinha Virgínia, que em breve seria sua esposa.

O registro de adoção de Giovanni é o mais antigo documento italiano da família e pode ser consultada na seção de Documentos neste site.