Dedicatórias

É com o mais profundo respeito pela vida e pela memória dos meus familiares que escrevo estas páginas e as dedico aos que foram e aos que são os meus maiores inspiradores:

Luiz Eduardo Ortensi, meu pai, minha fonte maior de orgulho, motivação e inspiração. Espero viver a minha vida à altura de tudo o que ele faz por mim e por meus irmãos, com seu jeito amoroso, às vezes acanhado, mas sempre presente e pronto a tirar o pão do seu próprio prato para garanti-lo aos seus filhos. Dele tiro o exemplo das maiores qualidades que um homem pode ter em sua vida: dedicação, responsabilidade e honestidade.

Maria Josefa Ortensi (IN MEMORIAN), minha mãe, que sempre apoiou e amou o seu marido e dedicou a ele e aos seus filhos toda a energia e o trabalho da sua vida. Ela, com seu sorriso de mãe, seu gênio irrequieto e seu espírito disposto, me ensinou a nunca parar de sonhar com um amanhã melhor e mais feliz.

Odair Leonel Ortensi (IN MEMORIAN), meu tio paterno, que retornou às nossas origens e resgatou os documentos e as informações que deram inicio a este trabalho. Dele eu tiro o exemplo de coragem de quem jamais desiste de lutar pelos seus objetivos, aconteça o que acontecer.

Luiz Ortensi (IN MEMORIAN), meu avô paterno, o grande mestre da família que muito ensinou a todos os seus filhos e netos. Das memórias que guardo dele, somadas ao testemunho de meus pais e tios, tiro o exemplo de trabalho árduo e esmerado cuidado com tudo o que fazia.

Giovanni Ortensi (IN MEMORIAN), meu bisavô paterno, nosso patriarca, que partiu para um mundo desconhecido para dar aos seus filhos a educação e a esperança que ele não pôde receber dos seus pais, mas que conquistou ao longo de uma vida luta e abnegação. Dele, que eu não tive o privilégio de conhecer, tiro o exemplo da coragem de enfrentar um grande desafio.

Meus agradecimentos pelo apoio e incentivo recebido dos meus familiares:

Marcos Cesar Ortensi, meu irmão (do meio)

Marcio Roberto Ortensi, meu irmão (caçula)

Maria Virginia Câmara, minha tia paterna, que também contribuiu com valiosas informações.

Um agradecimento especial para Rosana Reimberg Bueno Ortensi, minha esposa e fiel ajudadora, a quem devo todo o apoio e entusiasmo que me foram decisivos neste projeto. A ela, pela dedicação e orgulho que expressa por fazer parte desta história, o meu amor eternamente.

Finalmente, este trabalho é dedicado a todos os Ortensi que, hoje e nas próximas gerações, tiverem a iluminação de valorizar, preservar e continuar esta história, sustentando os valores deixados por nossos antepassados.

Mauricio Luiz Ortensi, outubro de 2002
Texto revisado em outubro de 2020.