Giovanni Ortensi

Rovigo é uma província no norte da Itália, região do Vêneto, vizinha de Veneza. É uma fértil planície, banhada pelos rios Adige, ao norte, Pó, ao sul e pelo Mar Adriático, ao leste. Apesar de rico, o Vêneto estava em profunda crise econômica nas últimas décadas do século 19, devido aos conflitos que se seguiram ao fim do processo de reunificação da Itália em 1870.

Veneza foi uma das últimas cidades anexadas ao Reino da Itália e era vizinha de territórios ainda disputados, como a Venezia-Giulia e sua capital Trieste, que ainda estavam em poder da Áustria. Além disso, havia em Veneza grupos contrários à sua união ao Reino da Itália, que desejavam refundar a antiga e poderosa República de Veneza, conquistada por Napoleão em 1797.

Revolta Popular República de Veneza
Daniele Manin e Nicolò Tommaseo após a revolta popular em Veneza em 1848. (Quadro de Napoleone Nani pintado em 1876, ano de nascimento de Giovanni Ortensi – Wikimedia Commons, DOmínio Público)

No início de abril de 1876 as freiras da “Pia Casa de Expostos” de Rovigo recolheram na “Roda dos expostos”, um bebê recém nascido e lhe deram o nome de Giovanni Ortensi, registrando sua data de nascimento como 1º de abril de 1876.

Os pais de Giovanni são desconhecidos. No final do século 19, milhares de crianças foram deixadas em orfanatos por causa das consequências das guerras para reunificação da Itália e de conflitos posteriores que visavam anexar outros territórios onde habitavam cidadãos de origem italiana

Muitas famílias que emigraram para países transoceânicos e possuíam filhos recém nascidos os deixavam em orfanatos para que não corressem os riscos da longa e precária viagem de navio e da adaptação ao Novo Mundo. A saída de imigrantes era tão intensa que os orfanatos aceitavam as crianças sem formalidades; muitos possuíam espécies de portinholas com cestos giratórios, onde eram deixados os bebês. Este foi o caso do pequeno Giovanni, deixado num desses cestos em uma Congregação de Caridade da cidade de Rovigo, no dia em 1º de abril de 1876. Ali ele recebeu o seu nome, foi criado e educado até a adolescência.

Não há muita informação sobre o período de sua infância até o final da adolescência.

Ao atingirem uma idade em que pudessem trabalhar os jovens internos na Congregação de Caridade eram treinados em ofícios que permitissem o seu próprio sustento. Giovanni, segundo ele mesmo relatara a seus filhos e netos, aprendeu o ofício de alfaiate e por volta do ano 1890 começou a exercê-lo na cidade de Rovigo. Quando atingiu dezesseis anos, Giovanni pôde excursionar por cidades e províncias vizinhas à procura de oportunidades de trabalho, embora continuasse residente em Rovigo. Estas excursões o levaram até a cidade de Padova, capital da província de mesmo nome e vizinha de Rovigo.

União com a família Finco

Em Padova, aonde ia freqüentemente a trabalho, Giovanni conheceu e apaixonou-se pela jovem Virgínia, filha de Luigi Finco e Giuseppa Pallughello. A família Finco possuía uma pequena propriedade rural na comune (município) de Villa Estense, naquela mesma província.

É possível que Giovanni tenha conhecido os Finco quando lhes prestava seus serviços. Por serem pequenos proprietários não eram ricos, mas provavelmente desfrutavam de boa condição financeira, embora a crise que toda a região vivia e os pesados impostos certamente lhes estivessem causando dificuldades financeiras.

Giovanni conquistou não só o coração de Virgínia, mas também os dos pais dela. Mudou-se para Villa Estense e passou a trabalhar para os futuros sogros. Logo, Giovanni e Virginia planejaram casar-se. Porém, por ter sido criado em um orfanato, o jovem Ortensi não possuía toda a documentação regular exigida para o casamento civil. A solução foi dada pelos próprios Finco, que lhe tomaram como seu filho adotivo no dia 18 de dezembro de 1894, aos seus 18 anos. Agora, o jovem Ortensi tinha uma família; tinha os Finco, a quem podia chamar de pais e que em breve seriam seus sogros e tinha Virgínia, que em breve seria sua esposa.

O registro de adoção de Giovanni é o mais antigo documento italiano da família e pode ser consultado na seção de Documentos neste site.