O sobrenome

O sobrenome Ortensi é famoso na itália e suas origens remontam à região do Lázio, na Itália Central. Segundo o Instituto de Heráldica de Roma, que traz as seguintes informações:

ORTENSI – Família do Lazio antiga e ilustre, de virtude clara e ancestral, cuja tradição indica descender da famosa Gens Hortensia. A origem dessa cognominação, em nome de genealogistas ilustres, deve ser procurada, de fato, no nomen latino “Hortensius”, o nome nobre, de fato, de Gens Hortensia. De qualquer forma, essa família provavelmente gozava dos privilégios da cavalaria desde o século XIV, ou desde a época em que floresceu Augustus Ortensi, um cavaleiro cruzado, que, bravamente, lutou sob as bandeiras do cardeal Albornoz, no interior, que subjugou Lazio, Spoleto, o Montefeltro de Urbino, o Malatesta de Rimini e os Ordelaffi de Forlì. Mas, por outro lado, a família sempre conseguiu se distinguir, graças aos personagens elevados, aos quais deu à luz.

Não é possível comprovar a descendência de Giovanni Ortensi a esta linhagem nobre. Não há evidências de que as freiras na instituição de caridade que acolheram o órfão Giovanni tenham tido algum contato com seus pais, mas também não se pode descartar esta hipótese, o que faria de Giovanni um descendente da nobreza.

Ao chegarem ao Brasil, os Ortensi foram vítimas de uma prática que, embora absurda e desprovida de critérios, era muito comum na época – o “aportuguesamento” dos nomes quando os imigrantes retiravam seus documentos de estrangeiros. Foi por causa desta prática que o nome ORTENSI passou a constar como “Hortêncio” e, por muitas décadas, este foi o único sobrenome conhecido pelos descendentes de Giovanni.